Açoriano Oriental
Novo Governo de Israel duplicou ataques contra alvos iranianos na Síria

O ministro da Defesa israelita adiantou que o novo Governo de Israel duplicou o número de ataques contra alvos iranianos na Síria desde que assumiu o poder no ano passado.

Novo Governo de Israel duplicou ataques contra alvos iranianos na Síria

Autor: Lusa/AO Online

Yoav Gallant não forneceu um número exato de ataques aéreos, mas fez uma rara declaração pública sobre a atividade militar israelita na Síria: “Desde que assumi o cargo, o número de ataques israelitas contra os iranianos na Síria duplicou”, realçou Gallant.

"Como parte desta campanha, estamos a trabalhar metodicamente para atacar as capacidades de inteligência iranianas na Síria. Estes ataques infligem danos significativos às tentativas da Guarda Revolucionária de estabelecer uma posição a poucos quilómetros da fronteira israelita”, analisou ainda, citado pela agência Associated Press (AP).

Gallant também acusou o Irão de converter navios civis em navios militares armados com armas como ‘drones’, mísseis e recursos de recolha de informações.

De acordo com o ministro da Defesa israelita, o Irão pretende destacar estes navios a longas distâncias do seu território.

“O Irão pretende expandir o seu alcance para o Oceano Índico, o Mar Vermelho e até as margens do Mediterrâneo”, alertou.

“Este é um plano estruturado projetado para ameaçar as rotas comerciais e aéreas – militares e civis – e criar uma ameaça permanente no panorama marítimo”, acrescentou.

Israel considera o Irão seu maior inimigo, citando os seus apelos pela destruição de Israel e o seu apoio a grupos militantes anti-Israel em toda a região.

O Estado judeu também acusa o Irão de tentar desenvolver uma bomba nuclear, uma acusação que Teerão nega.

Autoridades israelitas reconheceram a realização de centenas de ataques contra alvos iranianos na vizinha Síria, para onde o Irão enviou conselheiros e forças para ajudar o Presidente Bashar Assad numa guerra civil de 12 anos.

No entanto, Israel tem fornecido poucos detalhes ao longo dos anos e quase nunca fez comentários sobre operações específicas.

O Governo de coligação de Israel, o mais à direita desde a fundação do Estado judaico em 1948, assumiu o poder em dezembro.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados