Açoriano Oriental
Nova secretária regional dos Açores quer recuperar turismo para níveis de 2019

A secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas do Governo dos Açores, Berta Cabral, propôs fazer crescer o turismo da região para os níveis de 2019, reconhecendo que a nova missão não é “fácil”.


Autor: Lusa/AO Online

Berta Cabral, que foi esta terça-feira empossada nas novas funções, numa cerimónia realizada na Assembleia Legislativa Regional dos Açores, no âmbito da nova orgânica do Governo Regional, considerou que as suas pastas “são áreas estratégicas para uma região como os Açores, desde logo o turismo”.

Para a nova secretária regional, há que “voltar a fazê-lo crescer como estava em 2019, uma vez que é, talvez, o setor com maior potencial de crescimento e desenvolvimento na região e que permite alavancar todos os outros”.

Em declarações aos jornalistas, a antiga líder do PSD/Açores, ex-secretária regional das Finanças e secretária de Estado, considerou que os transportes “são absolutamente essenciais e relacionados também com o turismo e mobilidade” dos residentes nos Açores, a par das infraestruturas, "básicas, estruturantes e determinam toda a qualidade de vida”.

Berta Cabral refere que vai ser “dada continuidade às políticas em curso, mas isso não significa que não possa haver um melhoramento em função das circunstâncias, que "vão mudando todos os dias no mundo instável em que se vive”, com a pandemia, a guerra na Ucrânia, a inflação a crescer e uma “conjuntura económica que se está a agravar”.

Maria João Carreiro, ex-deputada regional do PSD/Açores, o outro novo rosto do executivo, que assume a Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, referiu-se a um “desafio constante e diário”.

A pasta da Juventude era, até agora, da responsabilidade de Duarte Freitas, que foi empossado hoje na pasta das Finanças.

A antiga deputada regional pelo PSD/Açores pretende empenhar-se na qualificação profissional e no combate ao desemprego, destacando as “medidas articuladas e em que se pretende que hajam sinergias positivas, sempre na perspetiva do crescimento económico”.

Na sequência da remodelação da nova orgânica do executivo açoriano, saíram do executivo açoriano quatro governantes (Bastos e Silva, Mota Borges, Susete Amaro e Ana Carvalho).

Dois dos atuais membros do Governo foram exonerados de funções, porque transitaram para outras pastas: Duarte Freitas, que até agora tutelava a Juventude e Qualificação Profissional, assume as Finanças, Planeamento e Administração Pública, e Sofia Ribeiro, que continua como secretária regional da Educação, mas acumula a área dos Assuntos Culturais.

Foram extintas as secretarias regionais da Educação, da Cultura, da Ciência e Transição Digital, dos Transportes, Turismo e Energia, e das Obras Públicas e Comunicações.

Por outro lado, foram criadas a secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais e a do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados