Açoriano Oriental
Nova Iorque ordena retirada de 375 mil habitantes devido ao furacão Sandy
O presidente da câmara de Nova Iorque, Michael Bloomberg, ordenou domingo a retirada de 375.000 pessoas de zonas baixas da cidade devido ao furacão Sandy.
Nova Iorque ordena retirada de 375 mil habitantes devido ao furacão Sandy

Autor: Lusa/AOOnline

 

“Esta é uma tempestade grave e perigosa”, disse Bloomberg numa conferência de imprensa.

Horas antes, o governador do estado, Andrew Cuomo, anunciou o encerramento de todos os transportes da cidade – metro, autocarros e comboios – às 19h00 locais (23h00 em Lisboa) e decretou o estado de emergência em todos os 62 condados, incluindo os de Nova Iorque.

Os meteorologistas preveem que o Sandy atinja terra a sul de Nova Iorque, entre os estados do Delaware e de New Jersey, provavelmente na segunda-feira à noite.

Mas, tendo em conta a grande extensão da tempestade – com ventos fortes a soprarem a 800 quilómetros do olho do furacão – os efeitos da tempestade vão ser sentidos em Nova Iorque.

Segundo o presidente da câmara, foram criados 65 centros de acolhimento nas escolas públicas da cidade “com todo o pessoal e os bens necessários”.

O furacão, que fez 65 mortos nas Caraíbas, dirigia-se hoje para norte, paralelamente à costa leste dos Estados Unidos, prevendo os especialistas que se cruze com uma frente de baixas pressões que o fortalecerá antes de chegar a terra.

O Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos alertou hoje, num boletim emitido às 15h00 TMG (mesma hora de Lisboa), que o furacão deverá provocar inundações no centro da costa atlântica, incluindo na zona do porto de Nova Iorque.

O olho do furacão estava hoje de manhã cerca de 970 quilómetros a sul da cidade de Nova Iorque e avançava a uma velocidade de 22 quilómetros/hora para nordeste, segundo o NHC.

Com ventos constantes de 120 quilómetros/hora e rajadas mais fortes, o Sandy está classificado como um furacão de categoria 1 das cinco que compõem a escala de Saffir-Simpson.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.