UE/Presidência

Negociações com Macedónia do Norte e Albânia são prioridade

A secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, referiu que as negociações para um alargamento à Macedónia do Norte e à Albânia são uma das prioridades da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE).



“No que se refere ao alargamento, posso dizer que é uma das prioridades na agenda do Conselho de Assuntos Gerais”, sublinhou Ana Paula Zacarias em conferência de imprensa após o Conselho dos Assuntos Gerais, que reúne o conjunto dos ministros e secretários de Estado de Assuntos Europeus da União Europeia (UE), e que teve lugar por videoconferência.

Até ao momento, as negociações para um processo de alargamento à Macedónia do Norte encontram-se bloqueadas porque a Bulgária recusa-se a reconhecer a língua macedónia, argumentando tratar-se de um dialeto do búlgaro.

Ana Paula Zacarias referiu que a presidência portuguesa já deu início aos “contactos políticos” entre a Bulgária e a Macedónia do Norte - por acreditar “que há a necessidade de discussões políticas” em "total confiança" entre os dois parceiros - e destacou que Portugal quer que as primeiras negociações de alargamento com a Macedónia do Norte e a Albânia se realizem ainda este semestre.

“Já começámos os contactos políticos com a Bulgária e a República da Macedónia do Norte para ver como podemos encontrar um caminho para iniciar o processo que nos permita termos, ainda durante a nossa presidência, a primeira conferência intergovernamental com a República da Macedónia do Norte e com a Albânia”, destacou Ana Paula Zacarias.

A União Europeia tem feito reiteradas promessas aos países dos Balcãs Ocidentais sobre o processo da sua integração europeia, mas os processos de negociação ainda não foram abertos.

Antes do bloqueio levantado pela Bulgária, a Grécia tinha também exigido que a Macedónia do Norte alterasse o seu nome – por afirmar que Macedónia referia-se a uma região grega – o que a antiga república jugoslava acabou por fazer.


PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP