Açoriano Oriental
Museu da Baleação nos EUA lança portal em português na Internet
O Museu da Baleação de New Bedford, nos EUA, lança este fim-de-semana, durante as celebrações do Dia de Portugal, uma versão do seu portal em português na Internet, com 300 páginas de informação
Museu da Baleação nos EUA lança portal em português na Internet

Autor: LUSA/AO online

O museu, que dedica parte da sua exposição permanente à história da baleação em Cabo Verde e Açores e aos homens destas ilhas que chegaram aos EUA como baleeiros, fez o trabalho com o apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, a Fundação Ilhas e o aconselhamento do consulado português de New Bedford.

O portal inclui nova informação fornecida pela Azorean Maritime Heritage Society e a Associação do Escuna Ernestina-Morrissey, que vai continuar a atualizar com novas informações.

Entre a informação traduzida, encontra-se muito material educativo, incluindo currículo para o ensino primário que foi desenvolvido em Cabo Verde e pode agora ser usado por alunos e professores de todos os países lusófonos.

O cônsul de Portugal em New Bedford, Pedro carneiro, diz que "o 'site' reconhece oficialmente que a língua portuguesa é uma ferramenta global útil e que o Museu da Baleação esta a expandir-se internacionalmente, assumindo o estatuto de museu de classe mundial".

O museu, que tem protocolos de colaboração com Cabo verde e Açores desde 2004 e 2010, respetivamente, inaugurou no ano passado a "Casa dos Botes Discovery Center", um centro interativo para as famílias que honra a herança açoriana.

Também no ano passado, o museu inaugurou duas exposições permanentes em Cabo Verde, no Museu do Mar em São Vicente e no Museu das Pescas em São Nicolau.

"O novo 'site' em português expande as importantes parceiras culturais entre New Bedford, Cabo Verde, os Açores e o museu. Reflete a continua abordagem do museu centrada nas comunidades e no seu papel enquanto instituição de educação", disse o presidente do museu, James Russell.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados