Açoriano Oriental
NATO
Moscovo "satisfeito" com decisão dos EUA relativamente a Geórgia e Ucrânia
A Rússia está “satisfeita” com a decisão dos Estados Unidos de renunciar à concessão do estatuto de candidato oficial de adesão à NATO para Geórgia e Ucrânia, declarou o presidente russo Dmitri Medvedev.

Autor: Lusa/AOonline
“Estou satisfeito pelo facto da razão ter prevalecido”, declarou Medvedev, citado pela agência Ria-Novosti desde Havana, lamentando ao mesmo tempo o que “infelizmente se passou no fim de actividade da actual administração norte-americana”.

    “O mais importante é que não se fará mais avançar esta ideia obstinada e absurda, como era o caso há alguns anos”, sublinhou o presidente russo, que efectua uma visita oficial a Cuba, última etapa do seu périplo latino-americano.

    A secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, anunciou quarta-feira que não vai insistir na concessão à Geórgia e à Ucrânia do estatuto de candidato oficial de adesão à NATO, principal ponto na ordem de trabalhos de uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da Aliança a 02 e 03 de Dezembro, em Bruxelas.

    Em contrapartida, Rice preconizou transformar “a comissão NATO-Geórgia e a comissão NATO-Ucrânia” em “estruturas no seio das quais se pode intensificar o diálogo e as actividades” com os dois países.

    Durante a cimeira da NATO, realizada em Março em Bucareste, os 26 países-membros da OTAN não chegaram a um entendimento sobre o Plano de acção tendo em vista a adesão à Aliança Atlântica (MAP) de Kiev e Tbilissi.

    Os Estados Unidos e a maior parte dos países da Europa central desejavam a adesão de Geórgia e Ucrânia, ao contrário da Alemanha e da França, preocupadas com a posição da Rússia, hostil à esta perspectiva.

    Os líderes aliados reconheceram que a Geórgia e a Ucrânia têm vocação para um dia entrar na NATO e concordaram que a questão do MAP seria alvo de uma “primeira reavaliação” em Dezembro.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados