Geórgia/Rússia

Moscovo acusa G7 de justificar acções de Tbilissi

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia acusou os sete países mais industrializados (G7) de justificarem as acções agressivas da Geórgia e de adoptarem uma postura influenciada por juízos de valor sobre o conflito no Cáucaso.


   "A declaração do G7 divulgada a 27 de Agosto contém uma condenação ao reconhecimento russo da independência da Ossétia do Sul e da Abcázia. Trata-se de um posição preconceituosa que visa justificar as acções agressivas da Geórgia", segundo um comunicado da chancelaria.

    A diplomacia russa destacou que a declaração dos ministros dos Negócios Estrangeiros do Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos "fala de forma infundada de que a Rússia +está a violar+ a integridade territorial da Geórgia".

    O G7 considerou que a decisão da Rússia de reconhecer a independência das regiões georgianas da Ossétia do Sul e da Abkházia "põe em dúvida o seu compromisso para com a paz e a segurança no Cáucaso".

    Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, essa afirmação não "resiste à mínima crítica", pois "as acções decididas e oportunas do governo russo evitaram a destabilização de toda a região do Cáucaso".

    Ao mesmo tempo, a chancelaria garantiu que a Rússia "reafirma o seu espírito de cooperação no quadro do Grupo dos Oito (G7 mais Rússia) e está aberta a um intercâmbio de opiniões franco e aberto sobre todos os problemas da actualidade".
PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP