Morreu o jornalista Carlos Pinto Coelho

O jornalista Carlos Pinto Coelho morreu hoje, aos 66 anos, na sequência de uma intervenção cirúrgica à aorta, confirmou à agência Lusa o diretor da RTP2, estação à qual esteve ligado durante décadas.


Informado por familiares de Carlos Pinto Coelho, Jorge Wemans confirmou a morte do jornalista, internado de urgência.

O director da RTP2 "saudou a enorme generosidade" de Carlos Pinto Coelho com a cultura e os autores, enaltecendo "o seu papel na divulgação da atividade cultural".

Uma fonte hospitalar adiantou à Lusa que o jornalista deu hoje entrada de urgência no Hospital de São José, em Lisboa, tendo sido transferido para o Hospital de Santa Marta.

Foi submetido a uma intervenção cirúrgica ao coração, mas acabou por falecer devido a uma complicação aguda.

Carlos Nuno de Abreu Pinto Coelho, nascido em Lisboa, começou a sua carreira como repórter no Diário de Notícias, em 1968, mas foi na rádio e na televisão que se notabilizou, sobretudo com a apresentação do magazine "Acontece", entre 1994 e 2003.

Na televisão foi também diretor-adjunto de Informação da RTP, chefe de redação do Informação/2, da RTP2, diretor de Programas e diretor de Cooperação e Relações Internacionais.

Antes disso, e logo depois de deixar o jornal Diário de Notícias, foi um dos fundadores do diário Jornal Novo.

Foi também redator da Agência de Notícias portuguesa ANI e, em 1982, assumiu a direção executiva da revista Mais.

Na rádio foi locutor das estações TSF, Rádio Comercial, Antena1 e Teledifusão de Macau.

Desde 2003 até à atualidade foi professor de jornalismo na Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Tomar.

Atualmente, estava a preparar uma série de entrevistas a personalidades para o programa "Conversa Maior", a emitir na RTP Memória.

Carlos Pinto Coelho era comendador da Ordem do Infante D. Henrique e recebeu vários prémios de jornalismo, incluindo o Prémio Bordalo, na categoria de Televisão, pela Casa da Imprensa, o Grande Prémio Gazeta do Clube de Jornalistas e o Prémio Carreira Manuel Pinto de Azevedo Jr., de O Primeiro de Janeiro.

PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP