Brasil

Modelo de pacificação nas favelas do Rio elogiado

A alta-comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navi Pillay, de visita ao Brasil, elogiou o modelo de pacificação nas favelas no Rio de Janeiro e disse estar preocupada com o genocídio da população negra.


“Se é verdade aquilo que ouvi que menos de um por cento da população desse local está envolvida com a criminalidade, então me parece que há um modelo de sucesso”, declarou à imprensa após a visita que realizou à comunidade Santa Marta, a primeira favela sob domínio do tráfico a ser pacificada.

Acompanhada pelo ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos, e autoridades como o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, a alta comissária percorreu espaços de actividades sociais e culturais na favela, e conversou com representantes dos moradores e com polícias que integram a força de ocupação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na localidade desde Novembro de 2008.

“Acabo de chegar ao Brasil, comecei a minha visita em Salvador, ainda estou apenas a formular as minhas primeiras impressões da situação dos direitos humanos no Brasil e os esforços que o Governo está a fazer”, afirmou.
PUB

A Missão País é um projeto católico de voluntariado universitário de âmbito nacional, que inclui a Universidade dos Açores. Este ano, realiza-se pela última vez em Vila Franca do Campo, entre os dias 7 e 15 de fevereiro de 2026, com várias atividades comunitárias