Açoriano Oriental
Mariense Isabel Mesquita lança primeiro álbum "Ilhéu"

“Ilhéu” é o álbum de estreia da cantora açoriana Isabel Mesquita, um trabalho que reúne originais da sua autoria com influências de jazz, bossa nova e música cabo-verdiana, mas também de fado e tango.

Mariense Isabel Mesquita lança primeiro álbum "Ilhéu"

Autor: AO Online/ Lusa

Isabel Mesquita, da ilha de Santa Maria, é licenciada em engenharia aeroespacial e, atualmente, trabalha como controladora de tráfego aéreo, mas a música sempre fez parte da sua vida.

Em Santa Maria, de onde é natural e onde vive, “não há conservatórios, nem escolas de música”, por isso, a formação musical ia-lhe chegando “esporadicamente”, quando participava em 'workshops' e, durante a licenciatura, quando ingressou num curso de jazz, na escola de música Interartes.

Fez parte de um ensemble de blues, o Iziblues, e do projeto de música do mundo Gapura, pelo qual lançou um álbum, e teve o Isabel Mesquita Quarteto e Nossa Bossa.

Mas é com “Ilhéu”, o álbum de estreia que agora é lançado, que firma a sua carreira a solo, com um trabalho em que revisita temas que sempre a acompanharam.

“O meu disco traz músicas desde [o momento em] que tive o primeiro contacto com a música, e vai bebendo muito desse contacto que fui tendo com o jazz, a bossa nova, depois também com a música cabo-verdiana… Fui até Cabo Verde, conhecer essas influências… E também uma influenciazinha do fado, do tango…”, explicou a cantora à agência Lusa.

No disco, Isabel Mesquita canta dois poemas de Natália Correia, um de Florbela Espanca e dois de poetas “marienses por afinidade” – Daniel Gonçalves e Paulo Ramalho –, mas também outros cinco temas escritos pela própria.

Aos poetas que vivem em Santa Maria, Isabel Mesquita pediu poemas para musicar. Daniel Gonçalves sugeriu que o seu poema “Cidade” daria uma boa canção, mas Paulo Ramalho “escreveu de propósito” a letra de “Um Amigo”.

“Até foi uma composição muito engraçada, porque foi criada música, poesia e dança, num projeto criativo conjunto, para um projeto que houve lá em Santa Maria. O meu produtor também se juntou e ajudou a que a música chegasse onde tinha que chegar”, explicou.

O álbum é produzido pelo músico angolano Yami Aloelela, que teve uma presença “muitíssimo importante” no disco, ao “ligar os pontos e levar a música para os sítios para onde devia ir”, confessou Isabel Mesquita.

“Costumo dizer que lhe dei uma semente e ele fez essa semente germinar e agora vai crescer e vai-se tornar uma flor”, afirma.

Além do produtor Yami Aloelela, que toca baixo elétrico, no disco acompanham-na Cláudio Andrade, nos teclados, Tiago Oliveira, nas guitarras, Vicky Marques, na bateria, e João Frade, no acordeão.

“Ilhéu” reflete o repertório que Isabel Mesquita foi desenvolvendo, mas é também fruto da maturação do seu trabalho: “Há aqui canções que compus muito nova, senti a necessidade de as rearranjar, senti que a minha musicalidade foi para outros sítios e queria que estas músicas acompanhassem isso".

Com este disco, a cantora espera que as pessoas dos Açores "conheçam a música e gostem dela”, mas espera levar o seu repertório também “para além dos Açores, levar para o continente e, quem sabe, para mais longe”, já que sentiu “sempre essa necessidade, não só de ter música” na sua vida, “como partilhar essa música com outras pessoas”.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados