Autor: AO Online/ Lusa
"Portugueses, a escolha é vossa: Renovar a confiança em quem conheceis semana após semana há pelo menos 20 anos e, em especial, nestes cinco anos vividos em comum feitos não apenas de palavras mas também de atos; ou escolher alguém diferente com uma visão diversa daquela que vos propus e proponho para Portugal", sustentou o professor universitário e antigo líder do PSD.
Esta posição foi defendida por Marcelo Rebelo de Sousa numa declaração em que anunciou a sua decisão de se recandidatar ao cargo de Presidente da República nas eleições de 24 de janeiro de 2021 e que foi feita na pastelaria Versailles, em Belém, Lisboa, numa sala tendo como cenário as cores da bandeira nacional com a esfera armilar e o escudo em tamanho aumentado.
Marcelo Rebelo de Sousa afirmou depois ter a certeza de que, "seja qual for o veredicto" dos portugueses nas próximas eleições presidenciais, "será para o bem de Portugal e o mesmo é dizer para o bem dos portugueses, todos eles, porque nestes tempos de sacrifício, mais do que em outros de bonança, cada português conta".
Nesta sua declaração de candidatura, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu também que, nos últimos cinco anos, enquanto chefe de Estado, procurou "fazer o melhor que sabia e que podia, tanto nos bons como nos maus instantes, sempre a pensar no interesse público e nunca no interesse pessoal".
Uma mensagem que classificou como "simples e direta" - de resto, como simples e diretas disse terem sido as conversas que manteve com os portugueses ao longo dos últimos cinco anos "em qualquer recanto de Portugal, cá dentro e lá fora, porque lá fora milhões de compatriotas são Portugal".
"Este é o meu compromisso simples e direto: Cada português conta", referiu.
Prestes a completar 72 anos, no dia 12 de dezembro, Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito Presidente da República à primeira volta nas eleições de 24 de janeiro de 2016, com 52% dos votos expressos.
Professor catedrático de direito jubilado, antigo presidente do PSD e comentador político televisivo, assumiu a chefia do Estado em 09 de março de 2016.