Açoriano Oriental
Marcano dá vitória 'suada' em Vizela com exibição 'cinzenta' do FC Porto

Um golo do defesa central Marcano no minuto 90 deu hoje ao FC Porto uma ‘suada’ vitória em Vizela, 1-0, na segunda jornada da I Liga de futebol, que lhe permite manter a liderança do campeonato.

Marcano dá vitória 'suada' em Vizela com exibição 'cinzenta' do FC Porto

Autor: Lusa /AO Online

O único golo da partida surgiu perto do fim, com Marcano, de cabeça, já na pequena área, a dar a melhor sequência a um bom cruzamento de Galeno da esquerda.

São três pontos ‘arrancados a ferro’ numa exibição ‘cinzenta’ do FC Porto perante um aguerrido Vizela, que defendeu muito, mas bem, e que permite aos ‘dragões’ continuarem na frente do campeonato, na companhia de Benfica e Boavista.

Ambas as equipas vinham de vencer na primeira jornada, o Vizela bateu o Rio Ave (1-0), fora, e o FC Porto o Marítimo (5-1), em casa.

O Vizela apresentou duas novidades em relação ao último ‘onze’ - Diego Rosa e Nuno Moreira –, enquanto o FC Porto repetiu a equipa que começou o jogo com os insulares.

Otávio e David Carmo falharam o jogo inaugural por terem cumprido castigo e começaram no banco.

O FC Porto rapidamente se instalou no meio-campo contrário, domínio mais consentido e estratégico do Vizela, para tentar partir em rápidos contra-ataques, sobretudo pelo veloz Kiko Bondoso, do que por imposição portista.

A equipa de Sérgio Conceição até criou o primeiro sinal de perigo, logo aos oito minutos, com Uribe a rematar por cima após um canto da direita, mas o lance não teve continuidade.

As reais ocasiões de golo nas duas balizas rarearam no primeiro período, merecendo destaque apenas dois remates de Nuno Moreira para o Vizela (34 e 45+3) e um cabeceamento de Taremi (45+2).

Lento, o FC Porto não tinha ideias para desmontar a ‘teia’ defensiva do Vizela - Grujic, por muito que o técnico dos ‘dragões’ defenda o médio sérvio, não é Vitinha, que saiu para o PSG, para ser um dos elos de ligação entre meio-campo e ataque.

Descontente com a produção da equipa, Sérgio Conceição colocou três jogadores a aquecer logo pela meia hora de jogo, mexendo na equipa logo após o intervalo, com a entrada de Otávio e Veron (saíram Uribe e Namaso), passando Grujic para ‘trinco’.

A segunda parte foi diferente, jogada a uma maior velocidade e, logo no primeiro minuto, o recém-entrado Veron esteve perto do golo, mas Buntic mostrou reflexos.

No minuto seguinte, Kiko Bondoso fugiu a Marcano e serviu Nuno Moreira no ‘coração’ da área, mas o avançado falhou por completo o remate.

Novo lance de algum perigo surgiu aos 60 minutos com um remate de Kiki após assistência de Nuno Moreira.

Eustáquio e Toni Martinez entraram para os lugares de Grujic e Evanilson no FC Porto (62) e, pouco depois, Galeno para o de João Mário (68), esgotando as substituições no FC Porto.

No Vizela, Álvaro Pacheco só fez a primeira alteração aos 74 minutos, com a entrada de Francis Cann para o lugar de Zohi. Pouco depois, o técnico dos minhotos lançou Osmajic e Sarmiento (81, saíram Kiko Bondoso e Nuno Moreira).

O FC Porto empurrava o Vizela e, aos 84 minutos, Galeno rematou em arco, de fora da área, fazendo a bola rasar o poste esquerdo da baliza vizelense.

A crença portista fez a diferença, com Marcano a antecipar-se a Anderson, após centro de Galeno, e a dar o triunfo sofrido ao FC Porto.

 


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados