Açoriano Oriental
Pobreza
Maioria dos sem-abrigo sofre de doenças mentais
A maioria dos sem-abrigo sofre de doenças psíquicas, mas recorre pouco aos médicos porque não identifica o problema. Um psiquiatra dinamarquês trocou o conforto do consultório pelas ruas e bairros problemáticos à procura de quem precisa de ajuda.
Maioria dos sem-abrigo sofre de doenças mentais

Autor: Lusa/AO online
“As pessoas mais carenciadas têm mais tendência para sofrer de problemas de saúde mental e nestes casos prolongam-se por mais tempo”, alertou Preben Brandt, um dos oradores do 'workshop' sobre “Doenças mentais e sem-abrigo” do Fórum de Combate à Pobreza e Exclusão Social, que está a decorrer em Bruxelas.

De acordo com vários estudos internacionais citados pelo psiquiatra, entre 30 a 80 por cento dos sem-abrigo da Europa sofrem de doenças mentais. A disparidade de números, explica, prende-se com a definição de doença mental: “Se pensarmos em esquizofrenia, estamos nos 30 por cento; agora, se se considerar o consumo de droga e de álcool, então ultrapassa os 80 por cento”.

Como a maioria destas pessoas não reconhece que está doente, não recorre aos serviços de saúde.
PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.