Autor: Lusa/AO Online
O presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, anunciou na terça-feira o pagamento dos subsídios aos trabalhadores da administração e do setor empresarial público regionais em julho e que o executivo aprovará legislação que permite às autarquias dos Açores adotar a mesma medida.
Também as sete câmaras que o PSD tem nos Açores (Ponta Delgada, Nordeste, Vila do Porto, Madalena do Pico, S. Roque do Pico, Calheta de S. Jorge e Lajes das Flores) pagarão os subsídios de férias em julho, segundo anunciou o líder dos sociais-democratas no arquipélago, Duarte Freitas, no mesmo dia.
No caso das autarquias socialistas dos Açores (12), a câmara das Lajes do Pico assegurou já ter feito "na quinta-feira o pagamento dos subsídios de férias tendo em conta as dificuldades financeiras que as famílias atravessam" e alegando que "normalmente esse pagamento era feito por esta altura".
Também os funcionários da câmara de Santa Cruz das Flores "receberam hoje" os seus subsídios de férias, segundo informações avançadas à Lusa pela autarquia.
Em São Miguel, a Câmara de Lagoa adianta que o subsídio será pago na segunda-feira, enquanto a Povoação vai pagar também este mês, o mesmo sucedendo no caso da Ribeira Grande. Vila Franca do Campo pagará em julho.
No município da mais pequena ilha dos Açores, o Corvo, o pagamento será feito também este mês, segundo assegurou à Lusa o autarca Manuel Rita.
Na Horta, ilha do Faial, o processamento será também feito este mês, enquanto que a Câmara das Velas de São Jorge conta "pagar o mais rápido possível".
No caso da ilha Terceira, este pagamento será feito "em julho" na Praia da Vitória e este mês em Angra do Heroísmo, de acordo com informações das autarquias.
Em Santa Cruz da Graciosa, os funcionários da câmara receberão o subsídio "entre segunda e terça-feira".