Açoriano Oriental
Madeira festeja novo ano com espetáculo pirotécnico de um milhão de euros

O espetáculo de pirotecnia que festeja a chegada do novo ano na Madeira custa cerca de um milhão de euros, tem a duração de oito minutos e inclui 38 postos de lançamento de fogo em terra e no mar.

Madeira festeja novo ano com espetáculo pirotécnico de um milhão de euros

Autor: AO Online/ Lusa

"Tal como em outros anos, o espetáculo durará oito minutos e terá uma apoteose de 25 segundos, como manda a tradição da Madeira", disse à Lusa Carlos Macedo, da Macedo's Pirotecnia, empresa mais uma vez responsável pelo fogo de artificio.

O espetáculo deste ano tem o tema “Madeira em Festa” e "é inspirado nas tradições madeirenses do Natal e final de ano", tendo sido “desenvolvido de raiz e em exclusivo” para a ocasião.

Segundo Carlos Macedo, existirão "21 quadros pirotécnicos, com cores, tipologias e sons próprios".

As cores escolhidas para o espetáculo deste ano passam "pelos laranjas, púrpuras, dourados, prateados, magenta e as cores básicas".

Para que os oito minutos de fogo de artifício aconteçam, explicou Carlos Macedo, foram transportadas "520 toneladas de material para a Madeira", numa operação que já se iniciou em 09 de dezembro.

Serão utilizados 8.317 quilos de pólvora para um total de 24 toneladas de fogo, que será disparado às 00:00 de 01 de janeiro.

Para que os disparos aconteçam, a empresa divide a operação de montagem em fases.

"Entre 14 e 23 de dezembro vamos organizando tudo, para depois recomeçar em 26 com as ligações elétricas e colocar tudo no terreno em 29", explicou.

“Colocar no terreno” implica montar dois postos de fogo na ilha do Porto Santo, cinco postos em batelões ancorados na baía do Funchal e os restantes 31 postos de fogo no ‘anfiteatro’ que configura a cidade do Funchal.



PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.