Luís Garcia apela à união e articulação de todos os agentes do setor do mar nos Açores

O presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, apelou “à união de esforços e, sobretudo, à ação” entre todos os agentes e instrumentos de desenvolvimento do setor do Mar.



Luís Garcia, que falava na sessão comemorativa do 191.º aniversário da elevação da vila da Horta a cidade, realizada no Teatro Faialense, considerou que “é absolutamente necessário decidir e agir”, reforçando que “ao mesmo tempo que reivindicamos, e bem, o que nos falta, devemos valorizar e aproveitar o que possuímos, que é muito e dá muito trabalho”.


Citado em nota de imprensa, o presidente da Assembleia Legislativa mencionou os investimentos em curso na ilha do Faial, com destaque para o Parque de Reparação e Construção Naval, o Tecnopolo, o Navio de Investigação dos Açores e outros, como de “enorme potencial e interesse crescente”, sem esquecer os que se encontram em funcionamento, como por exemplo, o Departamento de Oceanografia e Pescas e o Okeanos considerando-os “fundamentais para impulsionar o desenvolvimento do Faial e da Economia Azul”.


Sobre o futuro, Luís Garcia considera a captação de jovens na ilha como “a prioridade das prioridades dos Açores”, mencionando o papel que a Escola do Mar e a sua Incubadora de Base Tecnológica podem ter nestas matérias, sobretudo como meio para incentivar a fixação dos nossos jovens na ilha”.


Saliente-se que a sessão comemorativa incluiu uma cerimónia de atribuição de Medalhas e Insígnias Honoríficas a várias personalidade e instituições concelhias, terminando com um momento cultural levado a cabo pelo Grupo Corpo em Movimento.


PUB

Premium

O processo que investigou fraude no Serviço Regional de Saúde passou de 16 arguidos e 55 crimes para oito arguidos e 18 crimes, um número que pode baixar para seis arguidos se o Ministério Público aceitar a suspensão provisória do processo, proposto pelo juiz de instrução, ontem, durante a leitura da decisão instrutória.