Eleições

Livre defende rendimento mensal para todos

O cabeça de lista do partido Livre pelo círculo de São Miguel às eleições de domingo defendeu que todos os cidadãos devem ter um rendimento mensal, para combater a pobreza, que assume uma dimensão "grave nos Açores".


"Com a instituição do rendimento básico incondicional deixa de haver pobres, tendo toda a gente o mínimo para ter uma vida digna", declarou à agência Lusa José Azevedo, que se reuniu hoje, nos arredores de Ponta Delgada, com a direção da cooperativa de economia solidária Kairos.

O dirigente declarou que "existem problemas graves de pobreza" nos Açores, particularmente na ilha de São Miguel, uma "questão sistémica que precisa de um olhar muito atento".

O militante do Livre referiu que com a materialização desta medida a sociedade continuará a organizar-se da mesma forma, mas "deixam de ser necessários uma série de apoios estatais e assistencialistas", uma vez que as pessoas "reganham a sua autonomia" e podem desenvolver os seus projetos.

Para o candidato, Portugal é o país da Europa com "maior desigualdade social", um cenário que também se verifica nos Açores, o que justifica a criação da medida.

José Azevedo quer "combater urgentemente" a maior diferença entre uma "pequena elite que tem muitos recursos" e a " grande massa de pessoas que vive com extremas dificuldades, mesmo em situações de pobreza".

O cabeça de lista disse que todos os meses o Banco Central Europeu (BCE) distribui pelas entidades bancárias 80 mil milhões de euros, o que referiu resultar em 150 euros por europeu, caso houvesse uma distribuição desse montante.

José Azevedo acentuou que existem entidades que defendem que a política do BCE de distribuir dinheiro à banca, esperando que esta invista estes valores na economia e "chegue às pessoas", é um caminho "muito tortuoso" que "não tem dado resultados".

"Pensamos que esta ideia é válida, exequível e que os Açores tinham muita vantagem em serem pioneiros e estudar a sério a sua implementação", defendeu.

PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP