Açoriano Oriental
Plano 2020/2030
Líder do PSD/Açores não abdica do "papel central" da universidade açoriana

O líder do PSD/Açores afirmou que não prescinde do “papel central” da Universidade dos Açores, ao comentar a proposta de António Costa Silva, consultor do Governo, de criação de uma Universidade do Atlântico na região.

Líder do PSD/Açores não abdica do "papel central" da universidade açoriana

Autor: Lusa/AO Online

À saída de uma reunião com a direção da Associação Agrícola dos Açores, na Ribeira Grande, José Manuel Bolieiro declarou aos jornalistas que esta é a “demonstração de que há um desconhecimento da realidade do ensino superior em Portugal, tendo por referência as regiões autónomas dos Açores e da Madeira”.

No plano de recuperação económica elaborada por António Costa Silva, defende-se que Portugal deve criar uma "grande Universidade do Atlântico" nos Açores, com um polo na Madeira, para o estudo do oceano, clima, terra e atmosfera, em cooperação com o ensino superior e centros de investigação.

A Universidade do Atlântico deverá promover a investigação oceanográfica e climatológica, "informação vital para mapear os ecossistemas e desenvolver uma estratégia consistente para a sua proteção".

A ideia é transformar os Açores numa plataforma tecnológica, criando ainda um polo ligado ao Atlantic International Research, assente numa rede de instituições nacionais e internacionais, o que pode atrair "financiamentos múltiplos".

Para Bolieiro, “é óbvio que tem de haver aqui uma autonomia”, adiantando “não prescindir do papel central que a Universidade dos Açores desenvolve para a dignidade do ensino superior em Portugal”, havendo que “considerar a região e a sua própria academia”.

O plano de recuperação económica estima que a economia portuguesa poderá cair 12% em 2020 e avança com um conjunto de propostas para os diversos setores de atividade.

Num documento de 142 páginas, intitulado "Visão Estratégica para o plano de recuperação económica e social de Portugal 2020-2030", António Costa Silva deixa o alerta: não vale a pena ter "ilusões", acrescentando que "a crise sanitária causada pela doença covid-19 traz consigo uma profunda recessão económica que tem características globais e que vai ferir profundamente" a economia.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados