Açoriano Oriental
Ilha Terceira
Lançado concurso para a construção de rampa RO-RO e obras complementares no Porto de Pipas

Foi lançado, esta quinta-feira, o concurso para a construção da rampa para navios RO-RO e ferry e obras complementares para melhoramento da operacionalidade e de abrigo no Porto de Pipas, em Angra do Heroísmo.

Lançado concurso para a construção de rampa RO-RO e obras complementares no Porto de Pipas

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

O concurso, lançado pela Portos dos Açores, S.A., contempla um preço base de 15 milhões de euros e um prazo contratual para execução da obra de 24 meses, contados a partir da data de consignação da empreitada ou da aprovação do plano de segurança e saúde, explica nota do executivo regional.


“A empreitada prevê o aumento do cais com fundos à cota -8,00 m (ZH) em mais 62,68 metros, constituindo uma frente acostável de 145,75 metros, e construção de um duque d’alba no mesmo alinhamento do cais, à distância 34,26 metros (ao eixo) do topo do cais 'aumentado', o que permitirá a operação dos navios de cruzeiro temáticos”.


Está prevista, ainda. a construção de uma rampa RO-RO, implantada na extremidade do atual cais, situado no interior do Porto de Pipas, com 12,50 metros de largura para operação dos navios “Gilberto Mariano” e “Mestre Jaime Feijó”.


A empreitada vai contar, também, com a reconstrução do 'travellift' no exterior (lado norte) da rampa RO-RO, o prolongamento do manto de proteção ao muro de cortina existente com rotação até à nova cabeça do molhe-cais, bem como o alargamento da plataforma do cais de controlo e receção da marina e rearranjo dos postes de acostagem, de modo a adaptá-los às dimensões das embarcações que atualmente procuram esta infraestrutura, e a substituição dos cabeços de amarração existentes por novos cabeços de maior capacidade.


Os interessados têm agora 36 dias para apresentar as propostas para execução da empreitada.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados