Ilha Terceira

Lançado concurso para a construção de rampa RO-RO e obras complementares no Porto de Pipas

Lançado concurso para a construção de rampa RO-RO e obras complementares no Porto de Pipas

 

Susete Rodrigues/AO Online   Regional   29 de Ago de 2019, 16:31

Foi lançado, esta quinta-feira, o concurso para a construção da rampa para navios RO-RO e ferry e obras complementares para melhoramento da operacionalidade e de abrigo no Porto de Pipas, em Angra do Heroísmo.

O concurso, lançado pela Portos dos Açores, S.A., contempla um preço base de 15 milhões de euros e um prazo contratual para execução da obra de 24 meses, contados a partir da data de consignação da empreitada ou da aprovação do plano de segurança e saúde, explica nota do executivo regional.


“A empreitada prevê o aumento do cais com fundos à cota -8,00 m (ZH) em mais 62,68 metros, constituindo uma frente acostável de 145,75 metros, e construção de um duque d’alba no mesmo alinhamento do cais, à distância 34,26 metros (ao eixo) do topo do cais 'aumentado', o que permitirá a operação dos navios de cruzeiro temáticos”.


Está prevista, ainda. a construção de uma rampa RO-RO, implantada na extremidade do atual cais, situado no interior do Porto de Pipas, com 12,50 metros de largura para operação dos navios “Gilberto Mariano” e “Mestre Jaime Feijó”.


A empreitada vai contar, também, com a reconstrução do 'travellift' no exterior (lado norte) da rampa RO-RO, o prolongamento do manto de proteção ao muro de cortina existente com rotação até à nova cabeça do molhe-cais, bem como o alargamento da plataforma do cais de controlo e receção da marina e rearranjo dos postes de acostagem, de modo a adaptá-los às dimensões das embarcações que atualmente procuram esta infraestrutura, e a substituição dos cabeços de amarração existentes por novos cabeços de maior capacidade.


Os interessados têm agora 36 dias para apresentar as propostas para execução da empreitada.



Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.