Açoriano Oriental
Jovens dizem saber identificar informação falsa na internet

 

Jovens dizem saber identificar informação falsa na internet

Autor: Paula Gouveia

Segundo a Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, o estudo desenvolvido pelo Observatório da Juventude dos Açores, mostra que os jovens parecem ter uma elevada literacia mediática, quanto ao uso da internet.

Considerando uma escala onde 1 é “Discordo completamente” e 5 equivale a “Concordo completamente”, os jovens  que responderam ao inquérito apresentam uma média de concordância superior a 4,8 nos dois escalões etários nas afirmações: “Sei que informações devo e não devo partilhar online” e “Identifico os riscos e os perigos que existem quando estou online”.

E, ainda segunda a informação disponibilizada pela tutela, os jovens com idade entre 18 e 30 anos com nível escolar igual ou inferior ao ensino básico têm uma taxa de concordância média de 4,61 com a afirmação: “É fácil para mim verificar se a informação que encontro online é verdadeira”, revelando maior fiabilidade à informação veiculada sem necessidade de confirmação da sua veracidade.

O estudo mostra, por outro lado, que 20% da totalidade dos jovens respondentes, com o ensino básico ou menos, não têm acesso ou nunca tiveram acesso a um computador; e que 77,7% dos jovens com idade entre os 12 e 17 anos e 72,4% dos jovens com 18 a 30 anos usam diariamente a Internet para conversar com familiares.

Das conclusões consta ainda a de que 45,8% dos jovens entre os 12 e 17 anos usam diariamente a internet para “Acompanhar Youtubers/Influencers favoritos”; e este percentual reduz para 41% nos jovens com idade entre 18 e 30 anos, “mas é ainda um valor significativo”, sublinha a Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.