Açoriano Oriental
Política
Jerónimo de Sousa quer recuperar Grupo Parlamentar na Assembleia Regional
O secretário-geral do PCP apontou como meta do partido nos Açores, a recuperação de um Grupo Parlamentar na Assembleia Regional, nas Eleições Legislativas Regionais de 2008.

Autor: Lusa/AO online
Em declarações à Agência Lusa, durante uma visita à ilha do Pico, Jerónimo de Sousa adiantou que mais do que recuperar a representação parlamentar comunista nas ilhas, "existem condições para recuperar um Grupo Parlamentar".
No entender do líder nacional do PCP, esse objectivo está ao alcance do partido, depois da alteração recentemente efectuada à Lei Eleitoral nos Açores, que criou um décimo círculo eleitoral, designado "compensação", a juntar aos nove círculos de ilha já existentes.
Segundo explicou, este círculo vai permitir "corrigir a proporcionalidade" entre o número de votos e o número de deputados, que aumenta dos actuais 52 para 57.
Jerónimo de Sousa recordou que bastava ao PCP obter nas próximas eleições o mesmo número de votos que amealhou nas Regionais de 2004, para conseguir eleger, pelos menos, dois deputados, à luz da nova Lei Eleitoral, embora realce que "isto não é apenas uma questão aritmética".
Os comunistas açorianos depositam, por isso, grandes esperanças no novo sistema eleitoral, depois do desaire nas Regionais de 2004, onde o partido deixou de ter representatividade no parlamento açoriano.
Durante esta manhã, o secretário-geral do PCP visitou a zona da Paisagem Protegida da Vinha da Ilha do Pico, classificada pela UNESCO como Património Mundial, e a Adega Cooperativa Vitivinícola do Pico, que produz vários vinhos de qualidade.
Jerónimo de Sousa almoçou depois com vários militantes e simpatizantes do PCP numa ilha onde o partido pretende reforçar a sua representatividade.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados