Açoriano Oriental
Israel nunca aceitará reconhecimento unilateral de um Estado palestiniano
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, afirmou que Israel nunca aceitará o reconhecimento "unilateral" de um Estado palestiniano, depois da apresentação de um projeto de resolução palestiniano no Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Israel nunca aceitará reconhecimento unilateral de um Estado palestiniano

Autor: Lusa/AO online

O presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, “pensa que pode ameaçar-nos ao tomar medidas unilaterais. Engana-se e não compreende que o seu poder vai ser tomado na Cisjordânia pelo [movimento islamita palestiniano] Hamas como aconteceu em Gaza”, disse Netanyahu, num comunicado.

“Nunca vamos aceitar ordens unilaterais”, acrescentou o governante israelita.

Os palestinianos, exasperados por anos de discussões e de ausência de perspetivas para a criação de um Estado independente, apresentaram na quarta-feira no Conselho de Segurança da ONU um projeto de resolução que visa encontrar um acordo de paz global com Israel dentro de um período de 12 meses e a retirada israelita dos territórios ocupados antes do final de 2017.

Israel opõe-se categoricamente a este tipo de iniciativas. Para Telavive, qualquer acordo deve passar por negociações bilaterais e não por uma ação unilateral junto das Nações Unidas.

“Sem o acordo de Israel, nada poderá mudar”, declarou igualmente o chefe da diplomacia israelita, Avigdor Lieberman, num comunicado.

“O Conselho de Segurança da ONU fazia melhor tratar de questões que realmente importam para a segurança dos cidadãos do mundo em vez dos estratagemas palestinianos”, concluiu.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados