Autor: Lusa/AO online
“Estamos conscientes de que, apesar do muito que já foi feito ao nível das infraestruturas diretamente relacionadas com a captação e armazenamento de água nos Açores, é necessário continuar a investir, por estar em causa um elemento essencial ao reforço da competitividade e da eficiência de qualquer exploração agrícola” afirmou Ricardo Silva, citado em nota de imprensa.
A mesma nota refere que o presidente do IROA “garantiu hoje que o abastecimento de água à agricultura é e continuará a ser uma prioridade”, apontando para um investimento de 8,5 milhões de euros nesta legislatura “só em infraestruturas de captação e armazenamento de água nos Açores".
Estas declarações surgem depois de um grupo de trabalho da CDU, que visitou as ilhas do Pico e São Jorge, ter, na segunda-feira, afirmado que "as medidas até agora postas em prática por parte do Governo Regional são manifestamente insuficientes" na resposta à seca que se faz sentir nas duas ilhas.
Ricardo Silva lembrou que, do montante global de investimento referido, 1,3 milhões de euros dizem respeito a infraestruturas agrícolas relacionadas com água nas ilhas de São Jorge e do Pico.
O dirigente do IROA frisou que, “tanto em São Jorge como no Pico, tem havido um investimento contínuo em termos de melhoria do abastecimento e armazenamento de água”, salientando que “os investimentos realizados e ainda em curso foram devidamente articulados com as respetivas associações agrícolas de ilha e com a Federação Agrícola dos Açores”.
“A responsabilidade ao nível do abastecimento de água à pecuária tem de ter uma dimensão coletiva, envolvendo, além do Governo Regional, as câmaras municipais na procura de soluções em que o desenvolvimento económico do setor agrícola seja o resultado do esforço e da cooperação de várias entidades públicas”, considerou.
-
Presidente da República cancela visita à ilha do Corvo devido ao mau tempo
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, cancelou hoje a visita que tinha programado para a ilha do Corvo, nos Açores, “devido ao mau tempo”, segundo fonte da Presidência.
-
Cultura e Social
Ministra da Cultura defende aposta precoce na culturaA ministra da Cultura defendeu, nos Açores, uma aposta precoce na cultura, sublinhando que “os primeiros anos de vida são os mais decisivos” na formação dessa ligação, e garantiu que esta meta é “uma prioridade do Governo”