Impactos das alterações climáticas na agricultura é tema da Ovibeja em 2019

Impactos das alterações climáticas na agricultura é tema da Ovibeja em 2019

 

Lusa/AO Online   Nacional   17 de Jul de 2018, 09:35

Os impactos e consequências das alterações climáticas na agricultura e o papel dos agricultores como "guardiões da biodiversidade" vão ser o tema principal da próxima edição da feira agropecuária Ovibeja, em 2019, em Beja, foi anunciado esta terça-feira.

Segundo a organizadora da feira, a associação ACOS - Agricultores do Sul, o tema vai ser abordado através de várias iniciativas durante a 36.ª Ovibeja, entre os dias 24 e 28 de abril de 2019, no Parque de Feiras e Exposições de Beja - Manuel Castro e Brito.

Colóquios, seminários, sessões de esclarecimento, apresentações e análises de estudos e exposições são algumas das iniciativas previstas e que vão reunir contributos de agricultores, estudantes, técnicos e especialistas nacionais e estrangeiros, indicou hoje a associação.

"Com a certeza de que não há agricultura sem homens, nem homens sem agricultura", os agricultores "são o grupo profissional que está na linha da frente para a tomada de medidas que permitam continuar a produzir alimentos e a desenvolver e a dinamizar o espaço rural de forma sustentável", considera a ACOS.

Os agricultores, continua, são "peças-chave na construção da paisagem" e "responsáveis" pela produção de alimentos de origem vegetal e animal, mas também pela "proteção do espaço rural e pela criação de condições que salvaguardem o equilíbrio entre a atividade produtiva e a proteção do meio ambiente".

Por isso, frisa, os agricultores podem dar "contributos fundamentais para a mitigação e a reversão dos impactos causados pelas alterações climáticas".

A ACOS considera ainda que "o empenho e o esforço dos agricultores na manutenção e na salvaguarda do meio ambiente têm de necessariamente ser tidos em conta na nova Política Agrícola Comum".

Para tal, a associação, "com base em parcerias, sessões de esclarecimento e reuniões", está a reunir contributos para "trabalhar, reunir e veicular informação relevante sobre a matéria".



Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.