Açoriano Oriental
IL anuncia que conferência de líderes decidiu fazer sessão solene do 25 de Novembro de 1975

A IL antecipou-se ao porta-voz da conferência de líderes e anunciou que o parlamento, por maioria, decidiu realizar uma sessão solene do 25 de Novembro de 1975 com um modelo semelhante à cerimónia do 25 de Abril.

IL anuncia que conferência de líderes decidiu fazer sessão solene do 25 de Novembro de 1975

Autor: Lusa/AO Online

Esta decisão foi transmitida pela líder parlamentar da Iniciativa Liberal (IL), Mariana Leitão, antes de o porta-voz da conferência de líderes comunicar os resultados da reunião aos jornalistas, como é habitual.

A deliberação para assinalar anualmente a operação militar de 25 de Novembro de 1975 partiu do CDS em junho passado, teve o apoio do PSD, Chega e Iniciativa Liberal, mas recebeu os votos contra das bancadas da esquerda parlamentar.

Após meses de divergências entre a esquerda e a direita parlamentar, a conferência de lideres parlamentares fechou agora o modelo a usar para a sessão evocativa do 25 de Novembro, para a qual o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai ser convidado para a encerrar.

Em declarações aos jornalistas, Mariana Leitão disse que “a Iniciativa Liberal fica muitíssimo satisfeita com a decisão do parlamento de assinalar o 25 de Novembro de 1975 com uma sessão solene muitíssimo semelhante à que se faz no 25 de Abril de 1974”.

“A decisão foi tomada por maioria, porque, entre os partidos da esquerda, há quem recuse qualquer iniciativa para assinalar o 25 de Novembro e outros não querem que a sessão tenha um modelo semelhante ao 25 de Abril. Mas, para a Iniciativa Liberal, o 25 de Abril de 1974 e o 25 de Novembro de 1975 são duas datas indissociáveis do percurso de Portugal para a democracia. A Iniciativa Liberal sempre assinalou o 25 de Novembro de 1975”, declarou.

 


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.