Açoriano Oriental
Homem mais alto do mundo mede 2,46 metros
O homem mais alto do mundo, o turco Sultan Kosen, mede 2,46 metros, tem 26 anos, e esteve hoje em Lisboa a promover a edição portuguesa do Guiness World Records 2010.

Autor: Lusa / AO online

Sultan Kosen tornou-se o homem mais alto do mundo ao ultrapassar em 10,5 centímetros o chinês Bao Xi Shun e detém também o recorde para as maiores mãos, com 27,5 centímetros de comprimento e os maiores pés, com 36,5 centímetros.

Os pés são o seu grande problema actual, pois calça o número 60 e diz que não encontra sapatos, tendo de os mandar fazer por encomenda.

Sultan Kosen começou a crescer anormalmente aos 10 anos de idade quando lhe foi diagnosticado um tumor na glândula pituitária e após graves problemas de saúde e três cirurgias parou de crescer há apenas um ano.

“Tive muitas dores e muitos dia maus, mas agora já não sofro muito e sinto-me muito orgulhoso da minha altura”, afirmou Sultan Kosen perante dezenas de pessoas, entre as quais muitas crianças, que se concentraram na livraria Fnac do centro comercial Colombo para ver o maior homem do mundo, tirar fotografias e pedir autógrafos.

Apesar dos graves problemas de saúde causados por um crescimento anormal, Sultan Kosen considera-se feliz e apresentou-se simpático e sorridente para as câmaras de televisão e objectivas dos fotógrafos.

“Sinto-me diferente de toda a gente e durante anos tive que viver com isso, mas agora já estou mais habituado e sinto-me feliz”, afirmou.

Os vários internamentos no hospital impediram-no de completar a escolaridade mínima, mas diz que “adorava ser professor", porque adora crianças.

Neste momento dedica-se a viajar pelo mundo na promoção do livro dos recordes, mas na sua aldeia natal, no leste da Turquia, com apenas 320 habitantes, limita-se a ajudar a família na agricultura.

“A minha vida mudou ao entrar para o Guiness. Agora visito vários países e as pessoas interessam-se muito por mim, o que me deixa muito feliz”, disse.

Sultan Kosen já esteve em Londres, Nova Iorque, Los Angeles, Istambul e Lisboa, mas a viagem vai continuar por Madrid, Viena, Roma, estando previsto ainda visitar a Islândia, a Polónia, a Noruega e a Rússia.

Apesar de tudo, diz que o seu maior sonho é arranjar noiva e ter filhos, mas também um automóvel onde consiga caber.

O Guiness World Records 2010, editado em Portugal pela Livros d’Hoje, contém os 100 recordes mais significativos da década.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados