Hillary Clinton decide candidatura às presidenciais norte-americanas em 2015

A ex-secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton, declarou hoje que vai decidir no início de 2015 a sua eventual candidatura à Casa Branca para as presidenciais de 2016.


A mulher do antigo presidente dos EUA Bill Clinton foi derrotada por Barack Obama em 2008, nas primárias do Partido Democrático destinadas a designar o candidato presidencial.

“Vou tomar a decisão sobre uma nova candidatura provavelmente após o fim do ano”, disse Clinton na Cidade do México, durante uma conferência organizada pela Fundação Telmex, do magnata mexicano da comunicação Carlos Slim.

“É um projeto muito sério e evidentemente que penso nele, mas ainda não tomei uma decisão”, disse.

Ao discursar perante 10.000 jovens mexicanos que receberam uma bolsa da Fundação Telmex, Clinton referiu-se às suas experiências pessoais, mas também manifestou preocupação pela ingerência da Rússia no conflito ucraniano.

“Estou verdadeiramente inquieta com a opinião do Presidente [Vladimir] Putin segundo a qual a Rússia deve dominar as suas fronteiras e intimidar as população para além das suas fronteiras, utilizando o gás e o petróleo como arma e mesmo, como hoje vemos na Ucrânia, a força militar”, disse.

“É importante que a Europa permaneça unida, estável e em paz, e que a Rússia seja persuadida ou de alguma forma convencida, e mesmo forçada, a olhar em direção ao futuro e não para o passado”, disse Clinton, que dirigiu a diplomacia de Washington durante o primeiro mandato de Obama, entre 2009 e 2013.

Antes desta intervenção, a Ucrânia e as forças rebeldes tinham já assinado um cessar-fogo e um acordo sobre a retirada de tropas e a troca de prisioneiros.

Cerca de 2.500 pessoas foram mortas de centenas de milhares desalojadas na sequência dos combates no leste da Ucrânia entre as forças governamentais e rebeldes pró-russos, que se prolongavam há cinco meses.

PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP