Guarda Civil espanhola efectua rusgas a clínicas de abortos

Agentes da Guarda Civil espanhola efectuaram rusgas a três clínicas especializadas na prática de abortos, na região de Barcelona, sob ordem judicial e perante suspeitas de que possam ter realizado abortos ilegais.


A operação policial, que se desconhece se será alargada a outras regiões espanholas, foi feita com base numa decisão de um juiz de instrução de Barcelona.

De acordo com fontes policiais, as clínicas visadas são privadas e localizadas num mesmo edifício, na zona de Les Três Torres, onde se realizam grande parte das interrupções voluntárias da gravidez em Barcelona.

As mesmas fontes indicaram que a operação tem como objectivo estabelecer se em alguns dos centros se praticaram abortos ilegais.

A legislação espanhola é idêntica à portuguesa e o Código Penal prevê que quem realize abortos fora dos casos permitidos possa ser punido com penas de até quatro anos de cadeia.
PUB

O Governo transferiu para os Açores 3,6 milhões de euros, no âmbito do Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, relativo ao biénio 2025-2026, valor superior ao de 2024, anunciou o executivo açoriano.