Grupo de humor põe comunidade portuguesa dos Estados Unidos a rir de si mesma

Grupo de humor põe comunidade portuguesa dos Estados Unidos a rir de si mesma

 

Lusa/AO Online   Internacional   14 de Dez de 2013, 14:19

Os Portuguese Kids, o primeiro grupo de humor que brinca com as características da comunidade portuguesa nos Estados Unidos, deu cerca de 100 espetáculos no último ano e conta com mais de cinco milhões de visualizações no YouTube.

“Os portugueses, sobretudo os da comunidade, têm dificuldade em rir de si próprios e é isso que tentamos mudar”, explica à agência Lusa Jason Casimiro, um dos quatro elementos do grupo, com origens nos Açores.

Casimiro diz que os portugueses “são emigrantes com imenso valor, trabalharam muito para ter uma vida confortável e esse dia a dia muito duro tornou difícil que consigam relaxar e gozar um bom momento”.

Antes de Derrick Melo, Brian Martins, Alberto Sardinha e Jason Casimiro nenhum humorista se tinha debruçado sobre as características do milhão e meio de pessoas que constituem a comunidade portuguesa no país.

As particularidades da comunidade são fáceis de identificar: falam uma mistura de inglês e português, são conservadores, muito trabalhadores e forretas.

“Capturá-las em piadas novas e que não ofendam é que é difícil”, diz Casimiro.

O humorista diz que “representar alguém como ignorante ou estúpido é fácil, mas seria uma mentira e um insulto”.

“Há uma linha muito ténue que não queremos atravessar. O que estamos a fazer é celebrar a comunidade”, acrescenta.

Os humoristas são filhos de emigrantes açorianos e cresceram no mesmo bairro de Fall River, em Massachusetts, onde receberam uma educação portuguesa.

Nas letras das suas músicas, falam do nome de celebridades lusodescendentes, fazem referências a Queijo da Ilha e a chouriço e é visível que são, como os seus pais e avós, orgulhosos da sua origem.

“Se não fôssemos tão orgulhosos não nos deixavam fazer estas piadas”, explica Derrick Melo.

Apesar do foco comunitário, usam referências pop para conseguir visibilidade.

O seu vídeo mais popular no YouTube, onde são seguidos por mais de 14.300 utilizadores, é uma paródia do sucesso “I am sexy and I know it”, dos LMFAO.

Todos os meses, o grupo faz entre 10 a 12 espetáculos em vários estados norte-americanos, como Califórnia, Geórgia, Rhode Island, Nova Jérsia, Florida ou Connecticut.

Fora do país, já atuaram no Canadá e nas Bermudas. No próximo ano, planeiam ir à Austrália e à África do Sul.

No final das atuações, há sempre muitos jovens que falam com os elementos do grupo.

“Dizem-nos: ‘Era o meu pai que estava em palco’; ou: ‘A minha avó fazia a mesma coisa.’ E agradecem-nos por reacender essas memórias”, conta Derrick Melo.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.