Greve dos estivadores provoca atrasos na chegada de mercadoria ao arquipélago

A greve dos estivadores dos portos de Lisboa e Setúbal está a provocar atrasos na chegada de mercadorias aos Açores, revelou Lizuarte Machado, da OPERTRI, uma das empresas que gere as operações portuárias na região.


Segundo o responsável, já se verificam vários atrasos, dando o caso de um “navio de mercadorias que aguarda há uma semana por oportunidade de carregar no porto de Leixões", salientando que o porta-contentores está em "fila de espera", devido ao congestionamento de mercadorias naquele entreposto.

Por seu turno, João Pimentel, da operadora Transinsular, espera que o serviço possa "recuperar" o tempo perdido na ligação prevista para a próxima semana.

O Governo decretou como serviços mínimos as ligações marítimas entre o Continente e as ilhas, que devem ser respeitados pelos operadores marítimos e pelos estivadores, nas greves parciais de Lisboa e Setúbal até ao dia 5 de dezembro.

PUB

A Missão País é um projeto católico de voluntariado universitário de âmbito nacional, que inclui a Universidade dos Açores. Este ano, realiza-se pela última vez em Vila Franca do Campo, entre os dias 7 e 15 de fevereiro de 2026, com várias atividades comunitárias