Açoriano Oriental
Governos da Macaronésia juntam-se na terceira cimeira

Os governos da Macaronésia - Cabo Verde e regiões autónomas dos Açores, Madeira e Canárias - juntam-se esta quinta-feira em Lanzarote, Canárias, para a sua terceira cimeira

Governos da Macaronésia juntam-se na terceira cimeira

Autor: Lusa/AO Online

A agenda comum em setores estratégicos deverá refletir-se numa declaração conjunta final.

“Entre as áreas prioritárias de colaboração destacam-se o turismo sustentável, inovação tecnológica, transição energética, transportes e a promoção de uma economia circular”, anunciou o Governo cabo-verdiano.

No final da cimeira “será adotada uma declaração final dos Governos da Macaronésia”, acrescentou.

A III Cimeira da Macaronésia foi antecedida por uma reunião de alto nível realizada na ilha do Sal, Cabo Verde, em setembro.

Na altura, o Governo cabo-verdiano propôs a criação de "um agrupamento europeu de coesão territorial da Macaronésia”, para “potenciar a parceria especial com a União Europeia (UE)", na sequência da avaliação positiva do programa de cooperação europeu INTERREG MAC.

Além de Cabo Verde e das regiões autónomas portuguesas e espanhola, o programa envolve Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Mauritânia, Senegal e São Tomé e Príncipe. 

Ao mesmo tempo, foi anunciado o projeto “Macaronésia do Conhecimento”, uma iniciativa da sociedade civil que será apresentada à margem da cimeira.

A delegação de Cabo Verde será chefiada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, José Filomeno Monteiro, ao lado dos presidentes dos governos regionais das Canárias, Fernando Clavijo, da Madeira, Miguel Albuquerque, do vice-presidente dos Açores, Artur Lima, além de um representante do Governo espanhol.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.