Autor: Ana Carvalho Melo
O anúncio foi feito esta tarde pelo presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, numa conferência de imprensa para apresentação das conclusões do Conselho do Governo Extraordinário sobre Empresas e Emprego.
"No âmbito do Programa de Recuperação do Potencial Produtivo, será desenvolvida uma estratégia de rentabilização de 4.500 hectares de matas de criptoméria propriedade da Região, com vista ao seu corte, transformação e reflorestação", afirmou Vasco Cordeiro explicando que "o resultado deste Programa destina-se, primordialmente, ao mercado da exportação."
O governante acrescentou que este plano permitirá a criação de emprego direto de cerca de um milhar de trabalhadores, a que acrescerão mais de uma centena de postos de trabalho indiretos.
Vasco Cordeiro apresentou ainda o Projeto Terra Açores que constitui uma bolsa de terras públicas que neste momento estão incultas e que serão disponibilizadas a jovens empresários agrícolas, fomentando a diversificação neste sector e contribuindo para a diminuição das importações.
Na área de apoio ao Emprego e Formação Profissional, o Governo anunciou que vai avançar com dois novos programas a concretizar já no próximo ano: o Agir Agricultura e o Agir Indústria
.
"Trata-se de programas de estágios profissionais com a duração de seis meses, que preveem a obrigatoriedade de prestação de formação profissional e atribuem um prémio de integração a conceder às empresas que decidam contratar estagiários", disse.
O presidente do Governo referiu também que será criada a Marca Azores, até final de 2013, "com uma natureza transversal a toda a produção regional para garantir valor acrescentado aos produtos e serviços dos Açores e aumentar a respetiva penetração nos mercados interno e externo".
Nesta conferência de imprensa, Vasco Cordeiro salientou que "mais de 70 por cento das referidas medidas assumem um caráter inovador na Região".
-
Marienses competem em prova mundial de CanSat
-
Cultura e Social
Mostra de banda de desenhada em Angra do Heroísmo