Governo reúne com parceiros da pesca na próxima semana

Governo reúne com parceiros da pesca na próxima semana

 

Lusa/AO online   Regional   23 de Nov de 2012, 14:19

Governo dos Açores promove na próxima semana uma reunião com os parceiros da pesca para analisar a situação do setor, após várias organizações terem considerado

Uma nota do executivo regional divulgada hoje pelo gabinete de apoio à comunicação social adianta que o governo “está atento à situação social da classe piscatória e ciente das condições atmosféricas adversas” que se têm registado nas últimas semanas no arquipélago.

“A reunião, que decidirá sobre a eventual convocação do conselho administrativo do Fundopesca, surge na sequência do mau tempo que tem assolado a região nas últimas semanas, impedindo o pleno exercício da atividade da pesca no mar dos Açores por parte dos profissionais do setor”, sustenta o Governo Regional.

O Sindicato Livre dos Pescadores dos Açores e a Cooperativa Porto de Abrigo já denunciaram a situação de “necessidades prementes” por que passam muitos pescadores, exigindo a ativação do apoio monetário que lhes é dado pelos dias em que não podem trabalhar devido ao mau tempo (Fundopesca).

Segundo o Governo Regional, este ano o Fundopesca já foi acionado uma vez, num processo que beneficiou cerca de 1.383 profissionais, a quem foram atribuídos o equivalente ao salário mínimo em vigor na região, representando um investimento global na ordem de cerca de 665 mil euros.

O Fundo de Compensação Salarial dos Profissionais da Pesca dos Açores, vulgarmente designado como Fundopesca, foi criado em 2002.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.