Açoriano Oriental
Governo dos Açores diz que gabinete da região em Bruxelas é para manter

O Governo dos Açores defendeu, esta terça-feira, que o gabinete de representação da região em Bruxelas tem tido "resultados positivos", sendo aconselhável "manter esta estrutura, bem como manter as competências" da mesma.

Governo dos Açores diz que gabinete da região em Bruxelas é para manter

Autor: Lusa/AO Online

Em resposta a um requerimento apresentado pelo PSD/Açores na Assembleia Legislativa da região, o executivo diz que o gabinete, coordenado por Frederico Cardigos, tem funcionado como "canal de informação" e como "correia de transmissão da posição do Governo dos Açores junto das instituições comunitárias, sob a articulação e em complemento da ação direta" do executivo.

"Os resultados positivos alcançados, a mobilização eficiente e a boa implementação em Bruxelas aconselham a manter esta estrutura, bem como manter as competências", refere o executivo na resposta remetida à Assembleia Legislativa dos Açores.

O PSD/Açores tinha questionado o executivo socialista sobre o "atraso" na instalação do gabinete de representação dos Açores em Bruxelas, alegando que estão em curso negociações na União Europeia com "implicações muito relevantes" no arquipélago.

"Decorrido mais de um ano e meio sobre a criação da estrutura de missão para a efetiva instalação do Gabinete de Representação dos Açores em Bruxelas, desconhecem-se os trabalhos desenvolvidos por essa estrutura e as razões da sua não implementação efetiva, para além de um boletim informativo", dizia, em janeiro, o deputado social-democrata António Almeida.

O Governo Regional, na resposta, destaca a participação da representação açoriana em Bruxelas em 138 reuniões e eventos, além de "inúmeros contactos diretos ou outros realizados com instituições comunitárias, bem como o apoio logístico ao Governo dos Açores e forças sociais ou políticas em mais de 50 reuniões".

É também valorizado, na resposta entregue no parlamento dos Açores, o protocolo assinado com a Federação Agrícola dos Açores, que passará a ter um técnico em permanência no gabinete em Bruxelas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados