O reforço foi analisado numa reunião entre a direção da Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada e o presidente da autarquia, Pedro Nascimento Cabral, segundo revelou o município da ilha de São Miguel, em comunicado.
"A Câmara Municipal de Ponta Delgada e a Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada estão a consolidar uma estratégia conjunta de valorização do centro histórico, assente numa intervenção estruturada, contínua e articulada, que integra contributos do setor empresarial e reforça o compromisso municipal com a dinamização económica, a revitalização urbana e a sustentabilidade do centro histórico", lê-se na nota.
De acordo com a autarquia, entre as medidas em análise destaca-se a promoção de atividades ao longo de todo o ano, visando reduzir as oscilações de afluência de residentes e turistas ao centro histórico e assegurar um envolvimento efetivo da Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada na programação anual do município.
A programação contará igualmente com os pareceres do Conselho Municipal de Turismo e do Conselho Municipal de Economia, acrescenta a autarquia.
"A revitalização do centro histórico está inserida numa estratégia de valorização continua, articulada para promover a modernização do comércio, a atração de investimento, a animação regular do espaço urbano e o reforço da identidade comercial de Ponta Delgada", explica.
A autarquia sublinha que a estratégia municipal tem sido desenvolvida em estreita articulação com as associações representativas do setor e em proximidade ao tecido empresarial, quer "na identificação de desafios" como "na construção de soluções ajustadas" à realidade de Ponta Delgada.
Neste âmbito, está em curso o projeto dos Bairros Comerciais Digitais direcionado para 400 empresas localizadas no centro de Ponta Delgada, que permitiu criar uma plataforma digital de ‘marketing’ territorial desenvolvida para apoiar os empresários do comércio local, restauração e hotelaria, incentivando às compras e a novas vivências no centro histórico.
Foram instalados 'smart lockers' para o levantamento de compras realizadas na plataforma do Bairro Comercial Digital no Mercado da Graça e Parque do Castilho, "em qualquer hora, sem filas e com total segurança".
O município assegura ainda que vai continuar a trabalhar para reforçar a atratividade do centro de Ponta Delgada para residentes, visitantes e investidores, promovendo "um ambiente económico competitivo, inovador e alinhado com a identidade da cidade", colocando o comércio local "no centro das políticas públicas municipais".
Ponta Delgada e Câmara do Comércio reforçam estratégia para valorizar centro histórico
O município de Ponta Delgada, e a Câmara de Comércio "estão a consolidar" uma estratégia de valorização do centro histórico para dinamizar a economia e combater a sazonalidade na afluência de residentes e turistas
Autor: Lusa/AO Online
