Governo de Berlusconi enfrenta hoje greve geral

 Itália enfrenta hoje uma greve geral contra o plano de austeridade de 24 mil milhões de euros do Governo de Silvio Berlusconi, que pede até 2013 um maior esforço de contenção aos funcionários e às administrações públicas.


A ação de protesto é convocada pela Confederação Geral Italiana do Trabalho (CGIL), a principal central sindical, e será uma das mais significativas desde 25 de maio, altura em que o Conselho de Ministros aprovou o plano de austeridade em resposta às indicações da União Europeia (UE).

A paralisação, que acontece um dia depois de uma greve geral em França, poderá afetar os serviços da administração pública e o sector dos transportes, nomeadamente as ligações aéreas.

A central sindical convocou igualmente manifestações em várias cidades do país, como Palermo, Áquila e Milão.

As exceções serão as regiões da Toscana (centro) e de Piemonte (norte), onde o comité regional da CGIL convocou uma greve geral para o próximo dia 02 de julho.

Em Roma está igualmente prevista uma manifestação, com início às 09:00 locais (08:00 hora de Lisboa).

Através da sua página na Internet, a central sindical convidou todos os italianos a manifestarem-se em apoio dos mais jovens, contra os cortes nas regiões e nos municípios e contra o plano de austeridades que “fere o trabalho público e privado”.

PUB

A Missão País é um projeto católico de voluntariado universitário de âmbito nacional, que inclui a Universidade dos Açores. Este ano, realiza-se pela última vez em Vila Franca do Campo, entre os dias 7 e 15 de fevereiro de 2026, com várias atividades comunitárias