Açoriano Oriental
Droga
GNR detém nove presumíveis traficantes droga
A GNR anunciou ter detido nove homens e duas mulheres suspeitos de tráfico de droga, durante uma operação lançada no fim-de-semana em Vouzela e que vai prolongar-se durante o festival Andanças, em Carvalhais, S. Pedro do Sul.

Autor: Lusa / AO online
O Andanças - 13º Festival Internacional de Danças Populares decorre até domingo.

    "A 'Operação Filtro' começou na área de Vouzela e vai prosseguir em Carvalhais, onde se realiza o Andanças, e em outros locais que consideramos de acessibilidade ao evento e de maior concentração de público", explicou à Agência Lusa o comandante distrital da GNR, tenente-coronel Amaral Dias, acrescentando que o objectivo é "prevenir e dissuadir a criminalidade" no festival.

    Este fim-de-semana, durante operações Stop na zona de Vouzela, foram detidos nove homens com idades entre os 19 e os 38 anos e duas mulheres de 35 e 38 anos, que tinham na sua posse 359,6 doses de haxixe, 08 doses de heroína, 18,8 gramas de cannabis e 1,8 gramas de cogumelos.

    Segundo a GNR, foram ainda identificados três jovens, de 16, 21 e 25 anos, por posse de 22,4 doses de haxixe.

    Foi também apreendida uma pistola de alarme de oito milímetros e 20 munições de salva do mesmo calibre a um indivíduo de 23 anos e outra de descarga eléctrica de 100 mil voltes a outro de 21 anos.

    Participaram na operação elementos do Núcleo de Investigação de Crimes de Droga (NIC-D), dos NIC de Viseu e Santa Comba Dão, dos postos de Vouzela, Viseu e Tondela e uma equipa com um cão de detecção de droga.

    Amaral Dias explicou que, com o seguimento da "Operação Filtro", a GNR pretende que o festival Andanças "decorra sem condutas ilegais", uma vez que o considera "um evento muito bom, que deve ser promovido, pelo convívio e sã camaradagem" que proporciona.

    "Temos que admitir que estes locais com grande concentração de pessoas, de jovens, são alvos propícios ao desenvolvimento de alguma criminalidade", afirmou, deixando um apelo aos jovens e seus pais que "contribuam para a sã convivência, para um ambiente pacífico e ordeiro".

    O comandante distrital da GNR explicou que, apesar de o festival Andanças apenas se ter iniciado hoje à tarde, a operação foi lançada antecipadamente "para que as pessoas fiquem mais descansadas".

    A 13ª edição do Festival Andanças, organizado pela Associação Pédexumbo em parceria com o Centro de Promoção Social de Carvalhais e a Câmara de São Pedro do Sul, promete para estes sete dias 111 bailes e concertos, 172 oficinas de danças, 223 oficinas paralelas e 75 oficinas para crianças, entre outras actividades.

    Manuela Pires da Fonseca, da organização, disse à Lusa que nunca teve conhecimento de problemas com drogas no Andanças, "que tem um ambiente maravilhoso".

    O festival teve início oficial esta segunda-feira à tarde mas, segundo Manuela Pires da Fonseca, domingo realizou-se uma recepção aos 700 voluntários, que começaram a chegar no sábado a Carvalhais.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.