Açoriano Oriental
EUA
General Petraeus recomenda diálogo com os inimigos
O general norte-americano David Petraeus considerou quarta-feira que devem ser efectuadas tentativas para abrir um diálogo com os rebeldes talibãs no Afeganistão, recomendando aos Estados Unidos adoptar essa estratégia com os seus “inimigos”.

Autor: Lusa/AOonline
“Creio verdadeiramente que devemos falar aos inimigos”, afirmou Petraeus, perante um grupo de reflexão conservador, a fundação Heritage, sem referir a que “inimigos” se referiu.

    Mas “é preciso ser bem claro. Devemos saber com quem falar. Devemos ter objectivos claros”, prosseguiu.

    O general Petraeus, antigo comandante da coligação no Iraque e responsável pela melhoria da segurança, prepara-se para assumir funções de comandante das tropas norte-americanas nas guerras do Iraque e do Afeganistão.

    Petraeus saudou a iniciativa do presidente afegão Hamid Karzaï relativamente à organização, via Arábia Saudita, de conversações com os talibãs, sublinhando igualmente a existência de “iniciativas locais”.

    “A chave é estar seguro de que tudo é feito em clara coordenação e com o apoio integral do governo afegão e do presidente Karzai”, afirmou.

    “Se as pessoas estão dispostas a reconciliar-se, creio verdadeiramente que será um passo em frente em certas zonas, onde a situação se agravou durante o último ano”, acrescentou o general norte-americano.

    As palavras do general Petraeus surgem depois do segundo debate televisivo entre os dois candidatos às eleições presidenciais norte-americanas.

    A noção de diálogo com os inimigos é um ponto de discórdia entre os dois candidatos: o democrata Barack Obama está a favor e o republicano John McCain contra.

    Consciente de que as suas palavras surgem num clima político particular, o general indicou que não pretende imiscuir-se “nas questões de política interna”.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados