Açoriano Oriental
Legislativas
Francisco César quer gratuitidade dos jardins de infância e reforço de 50% no abono de família nos Açores

O cabeça-de-lista do PS pelo círculo eleitoral dos Açores, Francisco César destacou ontem que o partido pretende a gratuitidade da rede de jardins de infância nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e o reforço do abono de família em 50% até 2028

Francisco César quer gratuitidade dos jardins de infância e reforço de 50% no abono de família nos Açores

Autor: Rafael Dutra

Citado em nota de imprensa, o candidato defende que  estas as propostas do partido “integram o compromisso dos socialistas com as famílias açorianas”.

Francisco César falava durante uma visita Jardim de Infância Bem Estar Infantil de Santa Clara, em Ponta Delgada, tendo sublinhado, na ocasião,  a urgência de aliviar os encargos que atualmente afetam quem tem filhos em idade pré-escolar.

“Nós sabemos que um dos principais condicionantes para se poder constituir família tem a ver com o custo do jardim de infância”, afirmou o socialista, para salientar que, apesar da rede pública ser gratuita, “não tem horário alargado nem consegue dar resposta às solicitações das famílias”, sendo que a maior parte das respostas vem de IPSS, “que continuam a cobrar uma mensalidade e às famílias consoante os seus rendimentos”, prosseguiu.

Face a esta realidade, o PS propõe estender à rede de jardins de infância nas IPSS o modelo já aplicado às creches.

“O objetivo do Partido Socialista, caso seja Governo, é exatamente garantir que a rede privada passe a ser gratuita, à semelhança do que aconteceu com as creches”, declarou Francisco César.

Recordando que as creches só passaram a ser gratuitas na Região por decisão do Governo da República de António Costa, o candidato socialista frisou que agora, com esta proposta de alargar a gratuitidade do público também às IPSS acontecerá o mesmo que aconteceu com as creches: “o Governo da República disponibilizará verbas para que isso aconteça, numa transferência para a região que será depois, naturalmente, transferida para as instituições privadas”, reforçou.

Relativamente ao abono de família, Francisco César referiu que esta é uma medida que “ faz a diferença na economia familiar”.

“Queremos apostar em aumentar o abono em mais de 50% até 2028”, anunciou Francisco César, acrescentando que a medida se foca especialmente nas crianças entre os 3 e os 6 anos. “É precisamente nessa idade que há um acréscimo de despesas para os pais, que querem garantir a melhor educação pré-escolar possível”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.