FMI aprova hoje terceira tranche do empréstimo a Portugal

FMI aprova hoje terceira tranche do empréstimo a Portugal

 

Lusa/AO Online   Economia   19 de Dez de 2011, 05:30

O conselho de administração do Fundo Monetário Internacional (FMI) reúne-se hoje para discutir a aprovação da terceira tranche do empréstimo a Portugal no âmbito do Programa de Assistência Económica e Financeira, após parecer favorável da missão técnica em novembro.

O conselho de administração do FMI deverá proceder à aprovação das conclusões da missão conjunta do FMI, Comissão Europeia e Banco Central Europeu, que deram parecer favorável na segunda avaliação do programa de Portugal.

Entre as metas cumpridas, como anunciado a 16 de novembro pelo ministro das Finanças e pelos responsáveis que lideram as equipas das três instituições, estão os critérios quantitativos para o défice e dívida.

A Comissão Europeia já deu 'luz verde' ao desembolso da terceira tranche do empréstimo (a primeira foi desembolsada após o acordo ser assinado, e a segunda após a conclusão da primeira revisão).

Com a aprovação pelo conselho de administração do FMI das conclusões da ‘troika’, fica completa a autorização para o desembolso dos 2,7 mil milhões de euros respeitantes ao financiamento do FMI nesta terceira tranche.

No total, são desembolsados 8 mil milhões de euros pelo FMI e pelos dois mecanismos da União Europeia – o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), e o Mecanismo Europeu de Estabilidade Financeira (MEEF, cujas verbas saem do orçamento comunitário).


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.