Açoriano Oriental
Cinema
Filme "Arena" é o vencedor do Faial Filmes Fest 2009
O filme “Arena” de João Salaviza foi o grande vencedor do festival de curtas-metragens Faial Filmes Fest que terminou na noite de domingo, na ilha do Faial, organizado pelo Cineclube da Horta.
Filme "Arena" é o vencedor do Faial Filmes Fest 2009

Autor: Lusa / AO online
A película, que conta a história de Mauro, um indivíduo que vive em prisão domiciliária e que faz tatuagens para ajudar a passar o tempo, foi também considerado pelo júri do concurso como melhor filme de ficção.

O Faial Filmes Fest 2009 atribuiu ainda o prémio de melhor documentário, ao filme “Listening To The Silinces”, de Pedro Flores e o prémio de melhor animação para “Mi Vida Em Tu Manos”, de Nuno Beato.

Ainda na área da animação, o júri do concurso decidiu também premiar outras duas películas, com menções especiais, nomeadamente o “Passeio de Domingo”, de José Miguel Ribeiro, e o “Café”, de João Fazenda e Alex Gozblau.

O “Passeio de Domingo” recebeu também o prémio do público para o melhor filme do festival, que premiou ainda a película “Somewhere Beneath This Sky”, de Melissa Canhoto, Sónia Roque e Rosa Nordeste, como melhor curtíssima e 2º prémio na classe dos filmes açorianos.

A melhor curta-metragem açoriana foi o filme “A Natureza e o Engenho”, de André Larajinha, e o 3º prémio, entre os filmes regionais, foi para o “Insula”, de Filipe Manuel Gomes, também considerado como o melhor filme faialense.

O júri do concurso decidiu ainda premiar a película “Imemória”, de Mariana Castro, como o ‘melhor filme escolas’.

A par destes prémios, foram também condecorados nesta V edição do Faial Filmes Fest, os filmes “Listening To The Silinces”, de Pedro Flores e “3X3”, de Nuno Rocha, no âmbito do programa ‘Onda Curta” da RTP 2, que se associou ao festival.

O programa televisivo atribuiu ainda menções honrosas aos filmes “Arena”, de João Salaviza, “Algo Importante”, de João Fazenda, “Mi Vida Em Tu Manos”, de Nuno Fazenda, “Passeio de Domingo”, de José Miguel Ribeiro e “Um Dia Frio” de Cláudia Varejão.

Concorreram a esta edição do Faial Filmes Fest 45 curtas-metragens, pré-seleccionadas de um total de 110 películas apresentadas a concurso.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados