Açoriano Oriental
EUA
Fed anuncia novo programa de compra de activos
A Reserva Federal norte-americana anunciou que vai lançar um novo programa para financiar a compra de activos até 600 mil milhões de dólares (cerca de 458 mil milhões de euros), mais uma medida para injectar liquidez nos mercados monetários.

Autor: Lusa/AOonline
Numa declaração escrita, a Fed refere que a iniciativa vai aumentar a liquidez dos investidores, melhorando assim a possibilidade destes cumprirem as suas obrigações no mercado monetário e procurar incentivar o seu interesse por esse mercado.

    No conjunto destes activos podem estar depósitos junto de bancos comerciais, papel comercial ou outros fundos de tesouraria, tendencialmente de mais curto prazo.

    Esta terça-feira, o Banco Central Europeu (BCE) anunciou ter emprestado aos bancos 305 mil milhões de euros no seu leilão semanal regular à taxa de 3,75 por cento. A mesma instituição disponibilizou também 101,93 mil milhões de dólares a 28 dias e à taxa de 2,11 por cento e mais 22,6 mil milhões de dólares, também a 28 dias, numa operação "swap" de divisas, contra euros.

    Os empréstimos entre bancos reduziram-se depois do anúncio da falência do banco norte-americano Lehman Brothers a 15 de Setembro, que "minou" a confiança e fez disparar os custos do crédito para níveis recordes.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados