FC Porto perde em casa com Marítimo e Santa Clara passa noite na liderança

O FC Porto sofreu hoje a primeira derrota na I Liga de futebol, ao cair em casa perante o Marítimo (3-2), resultado que deixa o Benfica, principal rival na luta pelo título, com a possibilidade de ‘fugir’ na classificação.



Na terceira jornada, os campeões nacionais foram surpreendidos pela formação madeirense, situação que deixa o Santa Clara como líder provisório do campeonato, apesar do nulo caseiro com o Gil Vicente, no primeiro jogo da época e desde março que teve direito a público nas bancadas, em plena pandemia da covid-19.

No Estádio do Dragão, o brasileiro Rodrigo Pinho, que bisou aos 24 e 52 minutos, para o Marítimo, e o guarda-redes iraniano Amir, que defendeu uma grande penalidade de Alex Telles na segunda parte e juntou mais uma mão cheia de boas defesas, foram as figuras da partida, perante um FC Porto que já não perdia há 10 jogos em casa para o campeonato, desde 17 de janeiro, quando foi derrotado pelo Sporting de Braga (2-1).

Além de Pinho, o guineense Nanú, aos 90+4 minutos, confirmou a vitória da equipa de Lito Vidigal, a primeira do Marítimo no terreno dos ‘dragões’ em 41 jogos para o campeonato, enquanto Pepe, aos 42, e o brasileiro Otávio, aos 90+9, assinaram os tentos dos ‘dragões’.

Na luta pelo título, este inesperado desaire da formação de Sérgio Conceição deixa o Benfica com a possibilidade de ficar em vantagem pontual, caso os ‘encarnados’ vençam no domingo o recém-promovido Farense, no Estádio da Luz, em Lisboa.

Em Ponta Delgada, com 878 adeptos nas bancadas, o Santa Clara ficou a zero perante o Gil Vicente, mesmo assim um resultado que permite ficar na liderança da I Liga pelo menos durante 24 horas, com sete pontos.

Este jogo serviu como primeiro teste para o regresso dos espetadores aos recintos desportivos, com 10% da capacidade do estádio a ser autorizado pelas autoridades.

No último jogo do dia, o Sporting de Braga conquistou a primeira vitória na edição 2020/21 da I Liga, ao golear por 4-0 em Tondela, com dois golos do brasileiro Galeno.

O defesa central brasileiro Bruno Viana deu vantagem aos bracarenses, aos 22 minutos, numa goleada construída totalmente na primeira parte, com o contributo do também ‘canarinho’ Galeno, aos 26 e 43, e de Ricardo Horta, aos 29.

O Tondela ainda desperdiçou uma grande penalidade, aos 90+4, por Salvador Agra, e continua sem vencer na prova, somando apenas um ponto.



PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP