Médio Oriente

Fatah aceita proposta egípcia para reconciliação com Hamas

O movimento palestiniano Fatah aceitou uma proposta do Egipto para dar até ao final da semana o seu acordo de princípio a um documento de reconciliação com o rival Hamas, grupo que controla a Faixa de Gaza.


"A Fatah decidiu enviar um membro do seu comité central, Azzam al-Ahmad, ao Cairo nas próximas 48 horas para dar por escrito a aprovação do movimento aos dirigentes egípcios", disse à agência francesa AFP um alto responsável palestiniano que pediu anonimato.

Apesar deste anúncio, o presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, voltou hoje a acusar o movimento islamita Hamas de querer abandonar o processo de reconciliação que tem contado com a mediação do Egipto.

"A Fatah vai seguir até ao fim o processo de reconciliação", prometeu Abbas num discurso em Jénine.

"Sabemos que eles (responsáveis do Hamas) procuram uma desculpa. Encontraram como pretexto o relatório Goldstone", apontou.
PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP