Açoriano Oriental
Explorador britânico teme pelo mar português e defende ainda mais áreas protegidas

 Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas.


Autor: AO Online/ Lusa

Em entrevista à agência Lusa na sua passagem pela conferência "Futuro do Planeta", Paul Rose, que mergulha desde os anos 1960, afirmou que no espaço de décadas se vê "menos peixe e mais poluição", considerando "assustador" que não haja mais zonas protegidas no espaço marítimo português, sobretudo nos Açores, "o lugar mais bonito do mundo".

"Partir-me-ia o coração se Portugal e os Açores só decidissem protegê-las daqui a uns anos, indo atrás de toda a gente", saudando a decisão, anunciada em fevereiro deste ano, de aumentar as zonas protegidas nos Açores em 150 mil quilómetros quadrados.

A decisão, afirma, é sinal de "liderança global" e um exemplo para o mundo inteiro, o mesmo que a sua geração e dos políticos no poder, devia dar perante os jovens, defende.

"Os líderes que temos são, muitas vezes, apenas influenciadas pelo dinheiro, e precisamos de ter respostas sobre isso", afirma, indicando que "a ação climática inteligente tem um potencial de negócio incrível" e é esse o argumento que tem que se usar para quem diz que "os ambientalistas estão a fechar fábricas, a impedir a pesca e a prejudicar o negócio da madeira".

Paul Rose considera que é preciso "acabar com os subsídios lesivos para a pesca intensiva e para a extração de petróleo e gás", optando pelas fontes de energia solar, eólica e das marés.

"Este políticos não têm todos os mesmos valores que nós. Os seus valores são manter-se no poder, manter os seus colegas e partidos nos lugares certos para conseguirem dinheiro e influência e a natureza só vem no fundo da lista" das suas prioridades.

No entanto, acredita que virá uma "mudança de valores" com as novas gerações que "olham para os políticos e estão fartos, porque não veem nada a mudar".

"Nós não mudamos se não tivermos que mudar. Somos preguiçosos, os humanos", disse, considerando que a geração que está no poder tem "a responsabilidade de estabelecer um alto padrão" para as seguintes, para que vão na direção certa na proteção do planeta.

É a mesma proteção que gostaria de ver alargada ao território marinho português, que representa "97% do território total" e que tem "áreas incrivelmente belas".

Paul Rose recordou que um dos membros de uma expedição aos Açores detetou ao largo da ilha das Flores um cardume gigante de peixe-porco. Foi chamar os restantes investigadores e quando voltaram ao mesmo local, algumas horas depois, viram que só restavam entranhas no fundo do mar.

"Todos mortos. Alguém apanhou o cardume com uma grande rede e em cerca de três horas, só restavam tripas e barbatanas”. Não proteger estes recursos "é uma loucura" e é assustador, afirma.

A última fronteira do oceano é, para Paul Rose, as grandes profundezas da Fossa das Marianas, onde "daria tudo" para ir e levar o Presidente norte-americano, Donald Trump.

"Acho que é o homem com o maior défice de natureza que existe. Ele não entende. A maior parte das pessoas explorou matas, parques naturais, acampou, pescou, entende a Natureza, mesmo sem ser mergulhador profissional ou conservacionista", disse.

Pessoas como Trump e [o Presidente brasileiro] Bolsonaro não entendem e isso parte-me o coração. A minha viagem de sonho seria ir aos lugares mais belos do mundo para eles os poderem experimentar. Infelizmente, acho que teria que os trazer de volta", afirma, entre risos.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados