Autor: Lusa/AO online
“Nós vamos continuar com este investimento, felizmente acompanhados, tendo em conta o músculo financeiro que isto implica e reclama, desde logo da própria estratégia europeia quanto aos cofinanciamentos comunitários”, declarou Bolieiro aos jornalistas.
O líder regional (PSD, CDS-PP, PPM) falava na RAEGE em Santa Maria, após uma visita à estação, integrada na visita estatutária do Governo dos Açores àquela ilha.
Durante a visita, o presidente do Conselho de Administração da Associação RAEGE, Francisco Wallenstein, realçou a importância de se manter o financiamento regional à associação.
José Manuel Bolieiro referiu que o executivo açoriano vai recorrer ao quadro financeiro plurianual 2021-2027 e ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para financiar projetos científicos.
O social-democrata assegurou que o Governo Regional vai estar “atento e proativo” para firmar parcerias com Estados-membros da União Europeia e “cofinanciar” projetos na área da ciência.
Bolieiro defendeu ainda a importância dos projetos científicos para “potenciar” a posição geoestratégica do arquipélago.
“[Temos] essa oportunidade de potenciar a ciência já realizada nos Açores e também, não podemos esconder, pelo contrário, temos de potenciar a nossa posição geoestratégica para estas observações e para essa retenção e captação de dados”, afirmou.
Em 28 de abril de 2021, foi autorizada a transferência para este ano do montante não executado em 2020 ao abrigo do Contrato-Programa entre a Região Autónoma dos Açores e a Associação RAEGE Açores – Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais, mantendo-se o valor global de 657 mil euros para o triénio 2020-2022.
A Associação RAEGE Açores é o organismo que representa a Região Autónoma dos Açores na Assembleia Geral da Agência Espacial Portuguesa.
A RAEGE é a associação gestora das atividades científicas e técnicas das Estações Geodésicas Fundamentais de Santa Maria e das Flores.
O Governo dos Açores termina hoje uma visita estatutária de três dias à ilha de Santa Maria.