Açoriano Oriental
Peru
Ex-Presidente Fujimori condenado a seis anos de prisão
O antigo Presidente do Peru, Alberto Fujimori, já condenado a 25 anos de prisão por violações de direitos humanos, foi esta quarta-feira condenado a mais seis anos de prisão pelos crimes de corrupção e escutas ilegais.

Autor: Lusa/AO Online


O tribunal considerou o ex-chefe de Estado peruano culpado de autorizar escutas telefónicas e subornos a jornalistas, políticos e homens de negócios.

Fujimori foi sentenciado como co-autor de crimes de peculato doloso (uso indevido de fundos públicos), contra a administração pública (corrupção activa ou corrupção de funcionários) e violação do sigilo das comunicações.

O antigo governante confessou-se culpado destes crimes na passada segunda-feira.

Este foi o quarto julgamento de Fujimori por crimes de corrupção.

O ex-presidente, que governou o Peru entre 1990 e 2000, já foi condenado a 25 anos de prisão em Abril por violações dos direitos humanos, incluindo massacres de civis durante a repressão do movimento de guerrilha Sendero Luminoso.

Alberto Fujimori encontra-se preso no Peru desde a sua extradição pelo Chile em 2007, depois de se ter refugiado no Japão durante sete anos.

A filha de Fujimori, Keiko, é deputada e candidata a eleições presidenciais em 2011 do e já afirmou que se for eleita perdoará o pai.

 

 
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.