Autor: Lusa/AO Online
Um Conselho criado para reforçar a cooperação bilateral em questões de eficácia energética.
Segundo o comissário europeu da Energia, Andris Piebals, a criação deste Conselho da Energia demonstra a importância que a União Europeia (UE) e os Estados Unidos (EUA) atribuem à energia e ao seu papel nas alterações climáticas.
Andris Piebals e a comissária europeia responsável pelas Relações Externas, Benita Ferrero-Waldner, deslocaram-se a Washington para reuniões com responsáveis da administração norte-americana, incluindo o secretário da Energia, Steven Chu.
Ferrero-Waldner disse que EUA e UE têm a responsabilidade de trabalhar juntos para encontrar soluções nesta área dado que são dois dos principais consumidores de energia.
O Conselho da Energia terá reuniões anuais nos Estados Unidos e na Europa, alternadamente, para abordar questões como as políticas de energia, a segurança energética global e a cooperação em investigação tecnológica.
A primeira sessão do Conselho da Energia realiza-se um dia depois da cimeira UE-Estados Unidos que reuniu terça-feira dirigentes europeus e norte-americanos na Casa Branca.