Açoriano Oriental
Espanha "sai melhor do que entrou"
O chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, disse esta sexta-feira que a posição de Madrid "sai melhor do que entrou" no Conselho Europeu extraordinário, que se realizou em Bruxelas.

Autor: Lusa/AO online

Em conferência de imprensa, realizada após o final da reunião extraordinária na capital belga, Mariano Rajoy comunicou estar “razoavelmente satisfeito” com a posição de Espanha.

Rajoy desvalorizou que os chefes de Estado e de Governo dos 27 Estados-membros da União Europeia não tenham conseguido um acordo sobre o orçamento comunitário para 2014-2020, durante a reunião extraordinária.

Segundo o diário El Mundo, o governante espanhol reconheceu que "era previsível" que a cimeira não resultasse já hoje num acordo para o próximo orçamento comunitário.

De acordo com a agência noticiosa espanhola EFE, Rajoy preferiu sublinhar o “espírito construtivo” que encontrou entre os parceiros europeus e destacar os "avanços consideráveis em relação à posição inicial".

A cimeira extraordinária de chefes de Estado e de Governo da UE sobre o orçamento comunitário plurianual para 2014-2020 terminou esta tarde, em Bruxelas, sem que os líderes europeus tenham alcançado um compromisso.

A nova proposta colocada em cima da mesa pelo presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy mantém uma redução do envelope global em cerca de 80 mil milhões de euros, comparativamente à proposta original da Comissão Europeia, mas com uma redistribuição dos cortes que atenua os cortes nas áreas da coesão e agricultura, aquelas que Portugal considera prioritárias, indicaram fontes diplomáticas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados