Açoriano Oriental
Ilha de Java
Erupção vulcânica leva à evacuação de 116.000 pessoas
Pelo menos 116.000 pessoas que viviam nas proximidades de um vulcão na ilha de Java foram hoje retiradas do local pela polícia indonésia, que em alguns casos recorreu a ameaças, disseram fontes policiais.

Autor: Lusa / AO online
Um responsável local da polícia confirmou que agentes armados ameaçaram os residentes para os forçarem a sair da zona, mas sem «recorrer à violência física». Apesar disso muitas pessoas ignoraram a proibição das autoridades e regressaram às aldeias para evitar possíveis pilhagens.

O alerta em redor do Monte Kelut foi elevado ao nível máximo na terça-feira e todos os residentes numa área de dez quilómetros receberam ordens para abandonar a zona face à erupção iminente, de acordo com a agência de vulcanologia e geologia indonésia.

A decisão de elevar o nível de alerta foi tomada com "base na actividade sísmica, deformações, observação e temperatura da cratera", acrescentou a agência.

A última erupção do Monte Kelut (1.731 metros) data de 1990. O vulcão, uma atracção turística, causou mais de 15.000 mortos desde 1500, dez mil dos quais durante uma erupção em 1568.

Os sismos e as erupções vulcânicas são frequentes na Indonésia, um imenso arquipélago formado por milhares de ilhas e ilhotas situado na "cintura de fogo" do Pacífico.

A Indonésia conta cerca de 130 vulcões activos.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados